segunda-feira, 12 de março de 2012

Conferência "Classe Média: Ascensão e Declínio" - Uma iniciativa da Arquivo, ADLEI e Jornal de Leiria

No passado dia 7 de Março decorreu na Livraria Arquivo a primeira sessão de um novo ciclo de conferências que pretende trazer a Leiria autores, estudiosos e investigadores para reflectir com os leirienses. Nesta primeira sessão, organizada pela Livraria Arquivo, ADLEI e Jornal de Leiria, a conferência foi dedicada ao livro “Classe Média: Ascensão e Declínio” da autoria de Elísio Estanque (reputado sociólogo, professor e investigador da Universidade de Coimbra) e editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Na conferência participou também o professor Ricardo Vieira da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do IPL e como moderador o Eng.º Micael Sousa em representação da Direcção da ADLEI.


Elísio Estanque, depois de uma breve análise e algumas citações da obra por parte de Ricardo Vieira, abordou de modo conciso as partes e principais conteúdos do seu recente livro. Dividiu a sua intervenção, tal como está dividida a obra em causa, em duas partes: a primeira dedicada ao enquadramento sociológico do fenómeno das classes médias de um modo geral; e a segunda parte dedicada ao caso concreto da classe média nacional. Salientam-se algumas ideias partilhadas pelo autor como: a questão da mobilidade social; a importância no ensino no desenvolvimento da classe média e da própria ascensão social; a desestruturação da classe média portuguesa; os movimentos sociais, cívicos e políticos; entre muitos outros.
A sessão continuou com algumas questões colocadas por Micael Sousa precedidas das respostas do autor. Deu-se então início ao debate onde se completou e aprofundaram vários assuntos e temas relacionados com o tema e conteúdos do livro, isto com um público interventivo que animava a sala repleta do primeiro piso da Arquivo.
A sessão terminou com o autor a conversar, já depois de encerrada formalmente a conferência, com as pessoas que no final a ele se dirigiam para algumas assinaturas e recordações escritas nos seus livros do evento que assim terminava.

Sem comentários:

Enviar um comentário