segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola Secundária Raúl Proença vence concurso «Leiria, região com futuro»

 

Casus é o projecto de uma casa sustentável, dos alunos Bernardo Pontes, Célia Spínola, Daniel Madruga, João Luís e Margarida Henriques, do 12º Ano (Curso de Ciências e Tecnologias), da Escola Secundária de Raúl Proença, em Caldas da Rainha.

Tendo como objectivo principal projectar uma casa sustentável e eficiente energeticamente, recorrendo a energias renováveis como a solar, eólica, geotérmica, foi a equipa vencedora do Concurso Região com Futuro, promovido pela ADLEI e o IPL. 

Para a construção da casa pretendiam conciliar uma arquitectura moderna e bioclimática, utilizando as formas mais rentáveis e eficientes de obter energia, de modo a que a mesma fosse o mais atractivo e sustentável possível. 

Ao longo do ano, além do desenvolvimento da referida casa (em maqueta e em Google SkethcUp), elaboraram campanhas de sensibilização ambiental, nas quais pretendiam elucidar a sociedade face à necessidade de adoptar novos comportamentos, como a rentabilização e poupança de energia, aliados à utilização de novas tecnologias.   

Para esse efeito, utilizaram panfletos (colocados nas portas das salas de aula), dinamizaram e participaram em palestras (na semana cultural da Escola, com a participação da ETEO e na Quinzena da Juventude – debate com a participação de um representante da QUERCUS, da EDP, do Portal da Construção Sustentável, do Neoturf - Coberturas Ajardinadas e da Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro) e divulgaram o seu projecto na Expo Miranda, em Miranda do Corvo, a convite da referida Agência Regional.



Sem comentários:

Enviar um comentário