segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tomás Oliveira Dias homenageado em jornada de estudo

Amigos e família reuniram-se para homenagear o leiriense Tomás Oliveira Dias, numa iniciativa da Adlei

Homem "ligado às causas sociais", "tolerante", "ponderado", "fiável e confiável", "exemplar", "sério". Os adjectivos são de várias personalidades e vão todos para o leiriense Tomás Oliveira Dias, de 78 anos, homenageado sábado, em Leiria.

Pelo palco do Teatro Miguel Franco passaram nomes como Acácio de Sousa, D. Serafim Ferreira e Silva, Pinto Balsemão, José da Silva Marques, Henrique Neto e Raul Castro, para uma 'jornada de estudo' que mais não foi que uma homenagem promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Leiria para distinguir o fundador Adlei.

Acácio de Sousa, ex-director do Arquivo Distrital de Leiria, falou de um homem com "perfil sóbrio, pensamento moderno e católico, ligado às causas sociais".

"O contributo que deu ao longo dos anos pode ter tido como contrapartidas algumas decepções, mas de certeza que não foi em vão", disse Acácio de Sousa.

Para D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria/Fátima, "a palavra tolerância foi a bandeira que orientou este homem cristão".

"Perante os desafios, as dificuldades, soube manter o bom senso, a serenidade e a nobreza", disse o prelado.

"Soube ser militante, não ficar indiferente. Fez muitas coisas, mas não é um activismo louco, é um pensador", disse, caracterizando-o ainda como "um bom exemplar no estudo e no saber".

Francisco Pinto Balsemão, um dos fundadores do PSD, tomou da palavra para falar do homem político, um deputado da ala liberal, movimento que "serviu de motor de arranque do PPD", hoje PSD. "A actividade de deputado e o papel como fundador do PPD são dois aspectos indissociáveis", disse, enaltecendo de Tomás Oliveira Dias o facto de ser "sempre calmo, ponderado, mas quando está determinado não desiste facilmente e isso é uma grande qualidade".

"É um leiriense de corpo inteiro, mas isso nunca o limitou ao distrito e à cidade onde nasceu. As suas preocupações reflectem-se também em iniciativas parlamentares, desde a actividade teatral, passando pela liberdade de imprensa, organização judicial, educação médica, liberdade religiosa, revisão constitucional", entre outros, acrescentou Pinto Balsemão.

A primeira memória que o político social-democrata, José da Silva Marques, tem de Tomás Oliveira Dias "é o da energia, combatente cívico, mobilizador". "É um homem fiável e confiável", um "homem de serenidade, mas determinado", afirmou. Criticando a forma como são "descartadas" pessoas como Tomás Oliveira Dias, José da Silva Marques questionou: "poderá a política descartar Tomás Oliveira Dias?".

O empresário Henrique Neto destacou o "homem exemplar pela sua longa vida ao serviço de Portugal", respeitado pelos seus adversários políticos, porque "tinha um pensamento autónomo". "É uma personalidade que honra a nossa região e o País e, neste período tão difícil da vida colectiva, em que o valor, a cidadania e a nobreza de carácter são menosprezados, é bom e consolador estar com amigos a homenagear um amigo", disse.

Por seu turno, Raul Castro, presidente da câmara de Leiria, destacou a "seriedade na forma de abordar os assuntos". "É inspirador para todos. Tomás Oliveira Dias age e luta pelas suas convicções", enalteceu o autarca, que recordou a medalha de ouro atribuída pelo município em 2010.

A estas e outras personalidades que o homenagearam no sábado, Tomás Oliveira Dias agradeceu, dizendo mesmo que as palavras dos seus amigos levaram-no a pensar na sua forma de ser. "Na vida, temos que fazer aquilo que o coração e o pensamento ditam, disse, adiantando ter procurado "sempre, colaborar com toda a gente". "Não é virtude, é a minha maneira de ser", afirmou, destacando três aspectos importantes da sua vida: as vertentes social, política e cívica. "Não sou um cidadão exemplar, porque todos temos a obrigação de ter um comportamento civicamente correcto", referiu, pedindo desculpa por "não ter feito mais".
 
in Diário de Leiria, 23 de Maio de 2011
(Helena Amaro)

Sem comentários:

Enviar um comentário