quinta-feira, 14 de abril de 2011

Leiria: uma agência de desenvolvimento a custo zero

JOSÉ MIGUEL MEDEIROS
Deputado à AR
Associado da ADLEI

Decorreu há dias, em Leiria, uma conferência muito interessante promovida pela ADLEI (Associação para o Desenvolvimento de Leiria) acerca da realidade actual e do futuro da região de Leiria e, na qual, tive o gosto e a oportunidade de participar como convidado.

Tive a oportunidade de expressar, de novo, o meu ponto de vista acerca daquilo que considero prioritário para Leiria e, mais uma vez, apontei a necessidade de criação de uma ADR(Agência de Desenvolvimento Regional).

Perguntar-se-á o leitor, legitimamente, acerca daquilo que uma ADR tem assim de tão relevante ou decisivo para o desenvolvimento de Leiria?

Respondo eu: TUDO. E porquê? Pela simples razão de que nós, na região de Leiria, perdemos demasiado tempo a discutir o acessório e muito pouco tempo a tratar do essencial e, no sentido de ultrapassar esta dificuldade, a criação de uma entidade que pudesse articular tudo o que se faz em Leiria e na sua região, constituiria, sem dúvida, um excelente contributo para a potenciar e, assim, promovendo tudo o que nela se faz.

Nesta primeira abordagem da questão, limitar-me-ei a dar um ou dois exemplos daquilo que pode ser feito por uma entidade como esta que, ainda por cima, não implica custos. Apenas trabalho e boa vontade para cooperar ou, dito de outra maneira, só precisa que aqueles que são responsáveis pelas organizações da nossa região (políticas, sociais, empresarias, públicas e privadas…) ponham o interesse da região acima dos interesses pessoais ou das organizações que dirigem.

Há poucos dias, um grupo musical de referência no nosso país e que, de certa forma, é já uma referência internacional, oriundo de Alcobaça, (The GIFT) apresentou o seu novo disco, feito em parte em Portugal e em parte na Índia, numa série de 5 espectáculos em Lisboa, no cinema TIVOLI, com enorme êxito.

Fiquei a saber, na altura, que o passo seguinte seria apresentar o novo trabalho em Madrid e Nova Iorque. Curiosamente, ou talvez não, não aconteceu nenhum espectáculo0 em Leiria, nem em nenhum concelho do seu território.

Outro caso, para só citar dois, nesta primeira abordagem: Luís de Matos, um dos maiores, senão mesmo o maior e melhor “mágico” do mundo, construiu com dinheiros próprios, um excelente estúdio de produção audiovisual no nosso distrito. Mais concretamente em Ansião, sua terra natal e dos seus pais.

Neste momento, é provavelmente o único artista português presente nas televisões em Espanha e em Inglaterra, neste caso, numa das maiores e melhores TV’s do mundo, a BBC!

Pergunto eu, alguém pensou em “utilizar”, com vantagens mútuas, para os próprios e para a nossa região, estes dois excepcionais emblemas da nossa terra no sentido de a promover, aproveitando a “boleia” destas duas excepcionais marcas da nossa região?

E pergunto eu, seria muito caro articular os programas da região de turismo, das autarquias e do próprio Instituto Politécnico de Leira, para puxar pela nossa região e os seus produtos?

E, que eu saiba, não é preciso criar nenhum instituto ou empresa pública para fazer isto. Basta escolher um líder e aproveitar uma organização já existente para fazer esta articulação. Ou seja, só é preciso que não se ponham a discutir quem é o presidente e onde fica a sede e, com essa discussão, inviabilizar a concretização da ideia. Deixo até uma sugestão que já deixei no local próprio: Aproveite-se a ADLEI!

in Jornal de Notícias, 14 de Abril de 2011

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