quarta-feira, 13 de abril de 2011

ADLEI propõe Conselho Municipal de Juventude

DIOGO GASPAR
Membro da Direcção da ADLEI

Em Leiria, como na maioria das cidades europeias, o espaço de diversão nocturna confunde-se com o seu centro histórico. Todos os anos se discute o problema do ruído e do vandalismo na cidade durante a noite – os moradores do centro queixam-se da atitude dos jovens, sobretudo dos estudantes, da falta de vigilância da polícia e questionam o licenciamento de certos estabelecimentos.
-
A frequência de espaços nocturnos diz respeito à liberdade individual de cada um e a actividade económica que daí resulta está regulada pela lei. As soluções a implementar exigirão o compromisso das escolas e organismos académicos, tomando o exemplo da campanha Diverte-te! Mas com juízo; da Câmara Municipal, vinculada ao princípio da legalidade e do respeito pelos direitos dos cidadãos; da Polícia, cuja actuação deverá ser pedagógica.
-
Em Leiria, tanto o poder como a população têm uma má relação com a história da cidade. Assistiu-se passivamente ao facto das traseiras da Praça Rodrigues Lobo se terem tornado numa ampla ruína medieval, com a qual poucos se identificam e que poucos procuram preservar.

É urgente explorar as potencialidades do património ali existente, com vista a diversificar a oferta de actividades da cidade. É necessário que, tanto a iniciativa privada como o poder público, contribuam para a reabilitação dos prédios devolutos, criando uma nova agenda cultural, e dando um impulso para o rejuvenescimento do centro histórico, ainda que o mesmo dependa de um mercado de arrendamento, que funcione de forma eficaz.

Com o intuito de aproximar os moradores e os jovens estudantes em Leiria a Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), sugeriu a criação de uma bolsa de estudantes voluntários, capazes de contribuir para causas comuns aos leirienses e àqueles que se fixam na cidade durante o período de aulas. Assim, os estudantes poderiam intervir a nível local e contribuir, eles próprios, para ajudar a solucionar os problemas que eles também já identificam como pertinentes.
-
São problemas como este que nos levam a pensar na criação de um Conselho Municipal de Juventude. Um conselho de natureza consultiva, que participe na definição e execução da política de juventude do Município, com competência em matérias como educação e ensino superior, cultura, desporto, habitação e acção social. Para que a política autárquica de juventude se revele eficaz, é essencial saber quais os anseios e aspirações dos jovens, é necessário conhecer as suas prioridades e preferências, o que só se consegue ouvindo atentamente a sua voz.

in Diário de Leiria, 11 de Abril de 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário