segunda-feira, 18 de abril de 2011

Conferência «Mudar a Escola»

No passado dia 14 de Abril a ADLEI, em parceria com a Livraria Arquivo e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, levou a cabo a primeira de três conferências do Ciclo O País e a Região: que futuro?, com o tema Mudar a Escola, com David Justino e Anabela Graça.



Algumas ideias soltas do Professor David Justino

«É importante decidir sobre o que se quer construir para os próximos 20 ou 30 anos. Que tipo de sociedade queremos.»

«A escola tem de partilhar funções educativas com outras instituições (...). Os cidadãos têm de se organizar fora do contexto do espalhafato da comunicação social, para pensar e discutir os problemas da escola e da educação.»

«O processo educativo tem forçosamente que se debruçar mais sobre o raciocínio do que sobre o caderno. Contudo, há formas de ensinar e aprender que se irão manter. Tem de haver sempre acumulação/transmissão de conhecimentos. Caso contrário, será estimular a criatividade da ignorância. Será aprofundar a ignorância.»

«Há que libertar a escola da burocracia que se abateu sobre ela, e deixar os professores mais disponíveis para o processo educativo.»

«A autonomia sem descentralização de poderes é apenas contribuir para que as Escolas se fechem cada vez mais sobre si mesmas. As Escolas deveriam assumir uma organização comunitária, aberta a todos os stakeholders, com uma cultura de cooperação. Todavia, cada um deve concentrar-se a desempenhar bem o seu papel.»

“As escolas também têm de saber exigir mais autonomia e capacidade de decisão.”

«A participação dos pais nos Conselhos Pedagógicos é inadequada. Trata-se de um órgão estritamente técnico, mesmo nas questões da indisciplina. A indisciplina é um assunto pedagógico, não é um tribunal e deve resolver-se na sala de aula e não no divã do psicólogo.»

«Se os pais desempenhassem bem o seu papel em casa, os professores o seu papel na escola e os psicólogos no consultório - cada um no seu lugar -, fariam melhor o seu papel, tudo funcionaria melhor e seriamos certamente mais felizes!»

Sem comentários:

Enviar um comentário