quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A educação e a comunidade

CLARISSE LOURO
Membro do Conselho Consultivo da ADLEI

A Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), para além de se preocupar com os mais directos factores de desenvolvimento da nossa região, assume-se cada vez mais como uma escola de cultura cívica e num pilar da mobilização para a cidadania participativa.

Neste quadro promoveu, nos últimos dois anos, um concurso - Concurso Região com Futuro, Projecto(s) de Cidadania – de âmbito regional (Leiria e Oeste) e dirigido aos estudantes do 12ºano, da Área de Projecto.

A Área de Projecto é uma área curricular não disciplinar e de frequência obrigatória no 12º ano que tem como objectivo estabelecer uma ponte entre a escola e a sociedade. É uma forma de colmatar um currículo por vezes demasiado teórico e livresco e de integrar os alunos (mas também professores) na realidade económica e social da sua região, de modo a desenvolver neles o espírito de integração e interacção social e o sentido da participação cívica. Que, por isso, é de natureza interdisciplinar e transdisciplinar, e visa a realização de projectos de aplicação directa às diferentes áreas da realidade regional objectiva.

Estranhamente o Ministério da Educação aboliu esta área do currículo escolar. Esta inoportuna e despropositada decisão é justificada, tanto quanto veio a público, pelo entendimento de que seria excessivo o tempo dispendido por professores e alunos… Um problema de conceito, parece-me! Muito ou pouco tempo, ou ainda tempo gasto ou tempo investido… E de resultados!

Tive a oportunidade e o grato prazer de integrar a comissão científica e o júri deste concurso que, como é bom de perceber por esta lamentável decisão do Ministério da Educação, se esgotou nestas duas edições.

Nessa qualidade apraz-me registar a extraordinária qualidade das dezenas de trabalhos apresentados a concurso. Projectos de altíssimo nível pedagógico e de grande objectividade, fortemente inovadores e, em muitos casos, de assinalável relevância económica, apenas possíveis pela grande capacidade e pelo enorme empenhamento de professores e alunos. Projectos que prestigiam a região mas que prestigiam, antes de tudo, esses professores e alunos - a escola que eles constituem - e, finalmente o ensino público de qualidade que se faz na nossa região.

Num país sempre pronto à crítica e avaro com o elogio é preciso divulgar o que se faz bem. E de bom, porque apenas um ensino de muita qualidade consegue produzir os trabalhos que apareceram a concurso nestas duas edições do Concurso Região com Futuro, Projecto(s) de Cidadania!

in Diário de Leiria, 16 de Agosto '11

Sem comentários:

Enviar um comentário