Em representação da ADLEI, participei hoje na Sessão de Apresentação do Estudo "Influência da Rede de Alta Velocidade na Região de Leiria", a desenvolver no âmbito de uma parceria IPL / NERLEI. Após esta Sessão serão desenvolvidos contactos específicos com as diversas entidades presentes e então aí a ADLEI manifestará a sua posição sobre este projecto estratégico. Até lá algumas curiosidades emanadas da reunião de hoje. Sabia que:
"A Alta Velocidade é considerada o comboio do século XXI".
Se adequa especialmente a ligar cidades entre os 150 e os 800 km.
A Alta Velocidade nasceu no Japão em 1964, país onde tem grande sucesso.
Começou a ser usada na Europa (França e Itália) em 1981.
Começou seriamente a ser estudada em Portugal em 2000 (criação da RAVE).
Permite ligar Lisboa a Madrid em 2H45 e Porto a Madrid no mesmo tempo.
Pode criar 100 mil postos de trabalho na fase de construção.
E 56 mil postos de trabalho em fase de exploração.
A industria nacional incorporará 80% do esforço.
Aumentará o PIB nacional em 121 mil milhões de euros.
Já estão alocados ao projecto 1.500 milhões de euros de fundos comunitários.
A Estação Intermodal de Leiria ficará situada na Barosa.
Ligará Leiria a Lisboa em 30 minutos e Leiria ao Porto em 45 minutos.
O Aeroporto Sá Carneiro (Porto) ficará a 1 hora e o NAL (Novo Aeroporto de Lisboa), também a 1 hora.
Que as cidades de Le Mans, Vendôme, Segovia e Ciudad Real foram analisadas como exemplos comparativos com Leiria.
(...)
Certamente que já sabia tudo isto. Talvez não saiba, como a ADLEI também ainda não sabe, é como está prevista a rede de transportes urbanos de/e para o centro de Leiria, ou como se fará a ligação a Fátima sem colidir com o movimento viário da cidade. Ou se os estudos prevêm uma ligação rápida ao NAC (Novo Aeroporto do Centro)?
Francisco Vieira
Alguma novidade sobre este assunto?
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