terça-feira, 22 de novembro de 2011

Academia Portuguesa de História distingue livro sobre o portal do Mosteiro da Batalha

O Prémio Fundação Calouste Gulbenkian - História da Europa acaba de ser atribuído pela Academia Portuguesa de História ao livro bilingue O Portal de Santa Maria da Vitória da Batalha e a arte europeia do seu tempo, da autoria do Professor Jean-Marie Guillouët e edição da Textiverso, de Leiria. O livro é o primeiro volume da Colecção Portugalia Sacra, dirigida pelo Prof. Doutor Saul António Gomes. 
 
O portal principal do mosteiro dominicano da Batalha constituiu, durante muito tempo, um enigma no panorama monumental português do fim da Idade Média. Marcando uma ruptura no desenvolvimento artístico do reino lusitano, os historiadores não conseguiam atribuir-lhe uma fonte segura. Só mais tarde seria possível reconstituir a influência de várias oficinas de escultores de formação − se não de origem − normanda ou picarda, que terão estado em contacto com os trabalhos franceses mais ilustres do fim do século XIV e, depois, continuado activos na Catalunha e no Levante peninsular, na primeira década do século seguinte, antes de trabalharem, no segundo quartel do século XV, no portal da Batalha.

Foi à reconstituição desse percurso que Jean-Marie Guillouët, professor da Universidade de Paris IV (Sorbonne), a realizar um pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, se dedicou de forma aturada, num estudo pioneiro que estabelece indubitavelmente um novo patamar, e alto, no conhecimento da iconografia do Mosteiro da Batalha.

A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 15h00, na Academia Portuguesa da História, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário