Nos Diálogos com a região pretende-se criar um espaço de reflexão sobre a região, no qual as ideias apresentadas pelos convidados e por todos os presentes, com as suas interrogações e as suas convicções, contribuam para o surgimento de questões concretas para a qualificação da região, promovendo um novo olhar e uma nova forma de sentir este território.
É neste âmbito que Raúl Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, nos falará da temática proposta numa óptica de partilha de informação sobre o que está a ser feito e o que poderá ser feito e de reflexão conjunta sobre formas de transformar as debilidades existentes em oportunidades de valorização do território e das suas gentes.
A ADLEI, a CIMPL, o IPL e a NERLEI, em conjunto, propõem-se a desenvolver o projecto Leiria, região de excelência que tem por objectivo contribuir para a qualificação da região, assumindo-se a excelência como uma atitude e uma melhoria contínua nas diferentes áreas, mesmo nas pequenas coisas.
Conscientes de que tudo na influência e que influenciamos tudo o que nos rodeia, propomo-nos a cooperar, respeitar e valorizar, criando uma corrente de entusiasmo para a construção de uma região positiva, uma região de excelência, uma região genuína, uma região com alma! Uma região que apeteça sentir e onde dê gosto viver…
Para o efeito vamos usar a marca Leiria, região de excelência para valorização do que de melhor se faz na região, identificando e divulgando as boas práticas nas diferentes áreas e, simultaneamente, olhar a região, através da criação de um observatório que nos permita identificar as áreas mais débeis nos diferentes sectores de actividade que influenciam a competitividade do território e também os pontos fortes da região. O objectivo é contribuir através da cooperação entre as diferentes entidades para que se reduzam as fragilidades e reforcem as vantagens competitivas de forma a que a região possa ser um território de excelência. Para isso precisamos de criar um ambiente favorável a este objectivo envolvendo todos os agentes públicos e privados da comunidade onde o projecto pretende intervir. Neste domínio as empresas, as escolas, os municípios e as entidades cívicas e culturais darão um contributo essencial para que se possam atingir os fins a que nos propomos.
Através do debate público com diferentes especialistas vamos identificar áreas a intervir, definir onde e como queremos estar, num horizonte temporal de médio e longo-prazo, e que as acções teremos e poderemos desenvolver para atingir os objectivos definidos.
Partido do conhecimento, vamos tentar fazer de Leiria uma região marcada pela sabedoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário