A direcção da Associação para o Desenvolvimento de Leiria - ADLEI, no momento em que se inicia um novo ciclo governativo, vem chamar a atenção dos novos responsáveis políticos para a inadiável tarefa de se concretizar o sempre adiado projecto de despoluição suinícola da Bacia do Lis. A ADLEI reafirma a importância da iniciativa, empenhamento e apoio do novo governo na criação de condições, incluindo financeiras, que permitam compatibilizar a sustentabilidade ambiental do território e a actividade produtiva suinícola regional. O arrastamento inaceitável deste processo por longos anos é um dos maiores constrangimentos à afirmação da nossa Região e do projecto Leiria – Região de Excelência em que estamos empenhados e que visa a sua qualificação nos domínios cívico, económico, cultural e ambiental.
Igualmente, a direcção da ADLEI não pode deixar, neste momento, de manifestar a sua mais profunda preocupação face à evolução da situação da Linha do Oeste e às notícias que anunciam o propósito do seu encerramento em todo o percurso do distrito de Leiria, contrariando compromissos assumidos com a Região relativamente à sua modernização e previstos no Plano Estratégico de Transportes (nacional) 2008-2020. A direcção da ADLEI, ao mesmo tempo que reclama a urgente clarificação em relação ao futuro desta importante infra-estrutura para o desenvolvimento regional, reafirma a necessidade de se prosseguir e concluir o previsto Plano Estratégico da Linha do Oeste decidido elaborar com o objectivo de encontrar as melhores soluções para a sua tão ansiada modernização.
Por fim, a direcção da ADLEI confirma a posição já expressa sobre a solução de futuro para o Estádio Municipal de Leiria reiterando a necessidade e a vantagem para o desporto regional de manter as infra-estruturas desportivas do complexo - campo de jogos e pista de atletismo, disponíveis para a prática desportiva e ao serviço dos cidadãos.
A direcção da ADLEI
Leiria, 18 de Julho de 2011