ACÁCIO DE SOUSA
Presidente do Júri de Selecção do Prémio "Villa Portela"
Associado da ADLEI
O estudo da História e do Património da Região tem verificado um notável incremento com a progressiva sensibilidade para a preservação das memórias e a sua valorização, não sendo alheio o crescimento do ensino superior e os reflexos em todos os níveis de ensino.
Contudo, autodidactas e outros estudiosos vindos de outros campos de formação, são também elementos preciosos ao levantarem pistas para novas interpretações que muitas vezes nos levam além dos habituais parâmetros académicos.
A atribuição de bolsas ou de prémios a trabalhos que tragam qualidade e inovação, são assim um extraordinário estímulo para o reconhecimento do mérito e dos novos contributos que nos façam entender melhor esta Região onde vivemos.
Neste sentido, o Prémio “Vila Portela” é exemplar por várias razões:
- é patrocinado por um cidadão, o Engº Ricardo Charters d’Azevedo, sem estar vinculado ao erário público;
- estimula o aparecimento de novos autores, independentemente da idade;
- é um bom prémio pecuniário;
- o patrono, vindo das áreas da Engenharia e da Administração Pública, é um exemplo de entusiasmo com a investigação historiográfica,;
- agregou o interesse de vários parceiros: a ADLEI na organização; a Gradiva na edição do trabalho vencedor; a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico em apoios genéricos e também na representação no júri de selecção.
Aberto o concurso e avaliados os trabalhos concorrentes nesta 1ª edição, o júri declarou por unanimidade que: ...se congratula com a qualidade acima da mediania de todos os trabalhos apresentados, o que se tornou num estimulante desafio face à exigência necessária para a atribuição do 1º prémio. Contudo, o trabalho assinado com o pseudónimo “Urbanae”, intitulado “Leiria: a evolução do espaço urbano da cidade moderna (1926-1974)” destacou-se...e é a obra premiada. Incidindo sobre a história urbana e arquitectónica de Leiria ao longo do século XX...revela uma abordagem muito sólida...e reveste um evidente carácter inovador....
O Joel da Costa Correia foi o vencedor. Não só está ele de parabéns, como estão os organizadores e a própria Região de Leiria.
in Diário de Leiria, 19 de dezembro de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário