terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cidadania, solidariedade e alegria


 FILIPA ALVES
Membro da Direcção da ADLEI

Assisti no dia 22 de novembro, a um espetáculo organizado pelo Colégio Nossa Senhora de Fátima para angariar fundos a favor do Centro de Acolhimento de Leiria. Adorei. Foi um espetáculo alegre, bem apresentado, envolveu muitos alunos e professores e foi divertido.

Estou convencida que o resultado obtido só foi possível pelo envolvimento e trabalho realizado há muito por toda a equipa que constitui esta Escola, que prossegue a sua missão de Educar pelos valores, mantendo um elevado nível de qualidade, tantas vezes comprovado e tão poucas enaltecido. E assim vai formando gerações, formando cidadãos mais participativos e conscientes.

Claro que como mãe os meus olhos são parciais, mas de facto foi importante ver o empenho dos alunos para que o espetáculo fosse um sucesso, para se angariar o maior valor possível. No dia seguinte foi muito importante saberem que tinham recolhido um valor significativo. Trata-se de um envolvimento para uma consciência coletiva de ajudar quem precisa. Sem paternalismo nem pena. Com ação, envolvimento e alegria!
Neste mundo complexo, neste momento difícil as respostas não nos podem carregar ainda mais. O fardo já é pesado. Vamos levá-lo a bom porto com alegria, consciência e ação.

A cidadania neste mundo actual, assumida desta forma permite contribuir para a formação de indivíduos que se assumam como protagonistas para encontrar respostas para os diferentes desafios e contrariedades da vida reforçando o sentimento de pertença à comunidade e permitindo que contribuam ativamente para o processo de desenvolvimento sustentável. Assumindo esse desenvolvimento,  conforme referido pela Unesco, nos três pilares essenciais que lhe dão forma: sociedade, ambiente e economia.

in Diário de Leiria, 5 de Dezembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário